Os 5 estilos de casas mais pedidos pelos clientes

BLOG

Joao Otavio

1/17/20244 min read

É muito comum o cliente já chegar com uma ideia da sua casa dos sonhos, isso está fortemente atrelado com o estilo arquitetônico da residência, neste post iremos ver as mais solicitadas pelos clientes, alguns estilos estão no mesmo "período" de outros, ou tem características de mais de um estilo no mesmo projeto, como o "Novo rústico" que além de ser do estilo rústico também faz parte do estilo contemporâneo, mas vamos separar para ficar mais didático e simplificado. Este post serve também para quem continua em dúvida sobre qual estilo escolher para sua casa.

1. ESTILO RÚSTICO (CASA DE CAMPO)

Fachadas Imponentes

A fachada rústica é sem dúvidas, singular. São por natureza fachadas mais "pesadas" expondo robustez e elegância com elementos naturais como madeira, concreto e pedra, elementos estes bem característicos do estilo, no exemplo acima foi utilizado do vidro para trazer um pouco de leveza para a fachada.

Um estilo acolhedor

2. ESTILO CONTEMPORÂNEO "MODERNO"

Menos é mais

É comum encontrar quem confunda o moderno com o contemporâneo, o moderno vem do modernismo, que é outro estilo. Já o Contemporâneo vem do atual. Neste estilo valorizai-se os desenhos arquitetônicos minimalistas com linhas retas e um jogo de volumetria e harmonia, formando desenhos bem característicos de seu estilo.

Outra característica marcante são os materiais. Materiais e revestimento super atuais não podem faltar neste estilo. A integração com a natureza também é uma forte característica.

3. ESTILO CLÁSSICO "NEOCLÁSSICO"

Uma escolha imponente

Arquitetura Clássica é aquela que vem da Grécia antiga. No entanto, quando falamos de arquitetura residencial nos dias de hoje, oque se espera é, na verdade, uma releitura da arquitetura clássica (ou neoclássica) na contemporaneidade. É correto afirmar também que é um estilo que se transformou no decorrer do tempo, os materiais para fazer seus detalhes foram se atualizando, como os entablamentos, por exemplo, que naturalmente eram feitos de pedra e hoje são feitos com gesso. Possuem grande pórtico e as cores claras também caracterizam o estilo.

Em resumo, o estilo clássico nada mais é que o contemporâneo com elementos, detalhes e características clássicas, onde a imponência e a sofisticação são mais valorizadas.

4. ESTILO AMERICANO

Duas formas de enxergar

Quem não gosta do estilo americano não é mesmo? Muito desse apego se deve provavelmente aos filmes que crescemos acompanhando e vendo estas belas casas, além de que elas são lindas é claro.

Em sua grande parte, caracterizam-se pela garagem fechada, telha shingle emolduras nas janelas, portas e beirais. De fato, é fácil reconhecer uma casa americana. A grande diferença das casas de lá em relação as nossas aqui do Brasil é a estrutura, forma construtiva, hidráulica, etc...mas isso é assunto para outro post.

Muitos vão pensar: essa casa é do estilo americana? Não.

Na verdade, como vimos na foto anterior, o estilo americano é bem marcante, mas dificilmente vemos uma casa exatamente do estilo americano no Brasil por vários fatores, então é muito comum as pessoas se referirem a segunda imagem como "casa no estilo americano". Então é errado falar que esta segunda imagem é uma residência no estilo americano? Não, mas iremos mais afundo neste assunto no post exclusivo das Casas no estilo americano.

5. ESTILO COLONIAL

Um estilo romântico

O estilo arquitetônico Colonial é outro exemplo de estilo que foi se adaptando com o tempo, na verdade, assim como o estilo clássico, o colonial não se transformou, oque houve foi uma releitura mais contemporânea dos elementos coloniais. Quando falamos de colonial, varia muito de cada país, mas o estilo em questão que vem ganhando muitos adeptos é o estilo Colonial espanhol, italiano e até mesmo mexicano. Iremos ver mais a fundo no post exclusivo de Arquitetura estilo Colonial.

Assim como vimos acontecer com o estilo americano, o colonial também sofre adaptações regionais e até mesmo "simplificadas" como na imagem a cima, isso mostra que cada vez mais um público maior tem buscado estilos diferentes de arquitetura, seria uma globalização dos estilos residenciais ?

Ou seja...

Observamos que embora as residências possuam sim sua característica marcante, nada impede que tenha um toque de outro estilo nela: contemporâneo com elementos rústicos, clássico com elementos contemporâneos... Não necessariamente precisamos ficar presos nos estilos, podemos sim criar e ousar, desde que com harmonia, estética e é claro, a função.

Até mais !